Gabarito das
atividades de Matemática – 1º ano – Professora Gal
Semana 2 e 3
– Julho 2020
Páginas
18 e 19
Com essas atividades estamos apresentando os
números 4 e 5. A escrita dos numerais é bem difícil para as crianças. Sugiro
que os pais permitam que a criança escreva espontaneamente. E aos poucos, os
exercícios seguintes irão explorar a escrita. Outro ponto a ser alcançado é a
criança estabelecer a relação do número e a quantidade que este representa. Em
casa, explore a contagem de 1 até 5 usando palitos de picolé,
tampinhas que enviamos na sacola pedagógica, pregadores de roupas e outros. Uma
sugestão é confeccionar cartões com números e pedir às crianças para
que coloquem a quantidade de prendedores correspondente ao número indicado no
cartão. A atividade pode ser feita com outros materiais como no exemplo abaixo.
Páginas 20 e 21
A maioria das crianças já chegam na
escola sabendo contar alguns números, elas podem até pular um ou outro e trocar
a ordem deles, mas já conseguem ter uma pequena noção sobre esse assunto. Então,
na escola, é o momento de ensiná-las a ler os números corretamente, de mostrar
que os números expressam quantidades e seguem uma ordem.
No contexto de identificar as
relações com os números é muito importante contar em voz alta e cantar músicas
e parlendas. Um bom exemplo é a música Um elefante incomoda muita gente. O aumento da repetição da palavra
“incomodam” à medida que os números aumentam, ajudará a criança a ter percepção
de quantidade.
Um elefante incomoda muita gente
Um elefante incomoda muita gente
Dois elefantes incomodam, incomodam muito mais
Três elefantes incomodam muita gente
Quatro elefantes incomodam, incomodam
Incomodam, incomodam muito mais
Cinco elefantes incomodam muita gente
Seis elefantes incomodam, incomodam
Incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais (…)
Página 20
Tente também usar os materiais
disponíveis em casa. Pode ser caixinha de fósforos, para empilhar e contar.
Logo em seguida, temos o exemplo do jogo de boliche. A criança deve contar
quantas garrafas foram derrubadas para identificar quem venceu o jogo. Para
reforçar ela pode ainda, escrever o número de garrafas derrubadas por cada
garota, no caderno.
As regras também fazem parte do jogo
de matemática e da construção do raciocínio matemático. Pergunte à criança qual
é a brincadeira que ela mais gosta e quais são as regras da brincadeira.
Para atividade complementar a
sugestão é brincar com as tampinhas que foram na sacola pedagógica e escrever
os números de 1 até 7 no caderno.
Página 21
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Que bom que você está aqui!