Print Friendly and PDF

3 de ago. de 2020

BRINCAR COM OS NÚMEROS - Vamos lá meus campeões!! Prof Gal - 1º ano - Matemática - Respostas - Semana 2 e 3 de julho 2020



Gabarito das atividades de Matemática – 1º ano – Professora Gal

Semana 2 e 3 – Julho 2020

Recursos de Matemática | EDUCAÇÃO EM CASA | Página 531

Páginas 18 e 19


Com essas atividades estamos apresentando os números 4 e 5. A escrita dos numerais é bem difícil para as crianças. Sugiro que os pais permitam que a criança escreva espontaneamente. E aos poucos, os exercícios seguintes irão explorar a escrita. Outro ponto a ser alcançado é a criança estabelecer a relação do número e a quantidade que este representa. Em casa, explore a contagem  de 1 até 5 usando palitos de picolé, tampinhas que enviamos na sacola pedagógica, pregadores de roupas e outros. Uma sugestão é confeccionar cartões com números e pedir às crianças para que coloquem a quantidade de prendedores correspondente ao número indicado no cartão. A atividade pode ser feita com outros materiais como no exemplo abaixo.


 

 

Páginas 20 e 21

A maioria das crianças já chegam na escola sabendo contar alguns números, elas podem até pular um ou outro e trocar a ordem deles, mas já conseguem ter uma pequena noção sobre esse assunto. Então, na escola, é o momento de ensiná-las a ler os números corretamente, de mostrar que os números expressam quantidades e seguem uma ordem.


 

No contexto de identificar as relações com os números é muito importante contar em voz alta e cantar músicas e parlendas. Um bom exemplo é a música Um elefante incomoda muita gente. O aumento da repetição da palavra “incomodam” à medida que os números aumentam, ajudará a criança a ter percepção de quantidade.

Um elefante incomoda muita gente

Um elefante incomoda muita gente
Dois elefantes incomodam, incomodam muito mais

Três elefantes incomodam muita gente
Quatro elefantes incomodam, incomodam
Incomodam, incomodam muito mais

Cinco elefantes incomodam muita gente
Seis elefantes incomodam, incomodam
Incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais (…)

 

Página 20


 As atividades dessas páginas trabalham a utilização de números como indicadores de quantidade. Por isso, é importante em casa criar jogos e brincadeiras de contar os objetos em grupos de 1 até 7 elementos.

Tente também usar os materiais disponíveis em casa. Pode ser caixinha de fósforos, para empilhar e contar. Logo em seguida, temos o exemplo do jogo de boliche. A criança deve contar quantas garrafas foram derrubadas para identificar quem venceu o jogo. Para reforçar ela pode ainda, escrever o número de garrafas derrubadas por cada garota, no caderno.

As regras também fazem parte do jogo de matemática e da construção do raciocínio matemático. Pergunte à criança qual é a brincadeira que ela mais gosta e quais são as regras da brincadeira.

Para atividade complementar a sugestão é brincar com as tampinhas que foram na sacola pedagógica e escrever os números de 1 até 7 no caderno.

MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM TDAH: UM DESAFIO A SER TRABALHADO – Focus TDAH 

Página 21

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Que bom que você está aqui!