Print Friendly and PDF

3 de ago. de 2020

Hora da sopa de letrinhas - O alfabeto - Prof. Gal - 1º ano - Vamos verificar as respostas!?



Gabarito das atividades de Português – 1º ano – Professora Gal

Semana 2 e 3 – Julho 2020

Páginas 22, 23 e 24

A alfabetização é um processo que começa muito antes da entrada da criança na escola, onde é submetida a mecanismos formais de aprendizagem da leitura e da escrita. Entende-se por alfabetização o processo pelo qual se adquire o domínio de um sistema linguístico e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, o domínio das ferramentas e o conjunto de técnicas necessárias para exercer a arte e a ciência da escrita e da leitura.

Hoje, tão importante quanto conhecer o funcionamento do sistema de escrita é poder se engajar em práticas sociais letradas. Assim, enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita, o letramento se preocupa com a função social do ler e do escrever.

A expressão letramento apareceu ao lado da alfabetização por se considerar o domínio mecânico da leitura e da escrita insuficiente na sociedade atual. Tornou-se objetivo da escola introduzir os alunos nas práticas sociais de leitura e escrita, pois deixou de ser satisfatório em sua formação o desenvolvimento específico da habilidade de codificar e decodificar a escrita.

Para tal, é necessário mais do que apresentar para os alunos as letras e sua relação com os sons, as palavras e as frases. É preciso trabalhar com textos reais estimulando a leitura e a escrita dos diversos gêneros textuais para que aprendam a diferenciá-los e a perceber a funcionalidade de cada um dos textos (para que eles servem) e as diversas finalidades da leitura e da escrita (para que lemos e escrevemos).

Dessa forma, percebemos que alfabetizar e letrar são duas tarefas a serem desenvolvidas concomitantemente nas classes de alfabetização.

As atividades das páginas 22, 23 e 24 caracterizam a apresentação do alfabeto para a criança de forma lúdica. Com as letras móveis que os estudantes receberam na sacola pedagógica poderão ser realizadas inúmeras atividades que auxiliam na compreensão do sistema linguístico.

Nesse sentido, o alfabeto móvel, utilizado em sala de aula e agora também em casa, para o ensinamento dos pequenos, mobiliza diversos saberes a cerca da lógica que rege a escrita, consolidando aprendizagens e conhecimentos, nessa área. Para a criança, isso é importante porque ajuda ela a perceber que palavras diferentes, por exemplo, podem variar, quanto ao número e ordem das letras, que é possível identificar semelhanças sonoras presentes em sílabas e que as vogais aparecem em quase todas as palavras da nossa língua, dentre outras virtudes.

No exercício 3 da página 22, que apresenta a estrofe “Café com pão, bolacha não” o objetivo é mostrar para as crianças o som e a velocidade da rima que pode ser associada ao ritmo do movimento do trem, exposto na atividade anterior. Para isso, cante com a criança a estrofe e acelere e diminua o ritmo da fala. O segundo passo é deixa as crianças brincarem com o alfabeto móvel para perceber a sequência das letras do alfabeto. Para esta atividade indico que a criança tenha as letras móveis e tente reproduzir a ordem do alfabeto exposta na página 23. Os pais podem ajudar falando as letras de acordo com o desenho do livro. Por exemplo: O de OVELHA, F de FOCA.

O alfabeto móvel em EVA ajuda a criança na linguagem, se familiarizando com a comunicação e encorajando a leitura/escrita/fala, na coordenação, ajudando ela a praticar movimentos de forma efetiva, desenvolvendo bons reflexos, adquirindo mais equilíbrio e confiança, e na atenção, já que auxilia a crinaça a olhar, escutar e concentrar-se mais, no que a rodeia, entre outras vantagens.

Para continuar a atividade B da página 22, peça a criança que já está com o alfabeto móvel na sequência correta, para identificar qual a letrinha vem primeiro: C, B ou N?

Na atividade C, a criança deverá identificar as letrinhas que vem antes e depois das letras C, T, P, V.

E na atividade 4, permita que a criança tente completar o alfabeto olhando os desenhos e tentando associar a primeira letra dos objetos com as letras que faltam no alfabeto.

Para encerrar a atividade é fundamental brincar e cantar com as crianças. Se tiver um bambolê em casa pode usar para dançar. 

Sugestão de cantiga:

Rebola bola

Você diz que dá na bola

Mas na bola você não dá

Rebola pai

Rebola mãe

Rebola filha

Eu também sou da família

Também quero rebolar!

 

Na página 24, vamos trabalhar a sequência do alfabeto, mas também o reforço na escrita das letras. As crianças devem tentar preencher as letras que faltam no trenzinho. Na atividade 6, a proposta é a criança identificar a letra inicial de cada palavra. Em seguida, ela deverá tentar colocar na ordem que a letrinha aparece no alfabeto. Recadinho para os pais: deixe a criança escrever espontaneamente. Se a sequência não estiver correta, questione a criança, com perguntas como – a letra O de ovelha vem antes de qual letra? E qual a letrinha vem depois? Enfim, a correção é mais uma sugestão para a criança perceber o erro do que a afirmação, a letra correta é A ou Z.

Atividades complementares

Junto com as atividades foi entregue a ficha com o nome da escola, do aluno e da professora Gal. É importante revezar as atividades com a escrita do alfabeto no caderno, com a escrita do nome da criança e com a escrita do nome da escola.

As atividades da apostila reforçam a coordenação motora para a criança segurar o lápis da maneira correta e sem colocar muita força. A outra proposta era reforçar o som e sequência do alfabeto. As atividades da folha podem ser coladas no caderno de Português, que tem a turma da Mônica com as letrinhas.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Que bom que você está aqui!