Gabarito das
atividades de Português – 1º ano – Professora Gal
Semana 2 e 3
– Julho 2020
Páginas
22, 23 e 24
A
alfabetização é um processo que começa muito antes da entrada da criança na
escola, onde é submetida a mecanismos formais de aprendizagem da leitura e da
escrita. Entende-se por alfabetização o
processo pelo qual se adquire o domínio de um sistema linguístico e das
habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, o domínio das
ferramentas e o conjunto de técnicas necessárias para exercer a arte e a
ciência da escrita e da leitura.
Hoje, tão importante quanto conhecer o
funcionamento do sistema de escrita é poder se engajar em práticas sociais
letradas. Assim, enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita,
o letramento se preocupa com a função social do ler
e do escrever.
A
expressão letramento apareceu ao lado da alfabetização por se considerar o
domínio mecânico da leitura e da escrita insuficiente na sociedade atual.
Tornou-se objetivo da escola introduzir os alunos nas práticas sociais de
leitura e escrita, pois deixou de ser satisfatório em sua formação o
desenvolvimento específico da habilidade de codificar e decodificar a escrita.
Para tal,
é necessário mais do que apresentar para os alunos as letras e sua relação com
os sons, as palavras e as frases. É preciso trabalhar com textos reais
estimulando a leitura e a escrita dos diversos gêneros textuais para que
aprendam a diferenciá-los e a perceber a funcionalidade de cada um dos textos
(para que eles servem) e as diversas finalidades da leitura e da escrita (para
que lemos e escrevemos).
Dessa
forma, percebemos que alfabetizar e letrar são duas tarefas a serem
desenvolvidas concomitantemente nas classes de alfabetização.
As atividades das páginas 22, 23 e 24
caracterizam a apresentação do alfabeto para a criança de forma lúdica. Com as
letras móveis que os estudantes receberam na sacola pedagógica poderão ser
realizadas inúmeras atividades que auxiliam na compreensão do sistema
linguístico.
Nesse
sentido, o alfabeto móvel, utilizado em
sala de aula e agora também em casa, para o ensinamento dos pequenos,
mobiliza diversos saberes a cerca da lógica que rege a escrita, consolidando
aprendizagens e conhecimentos, nessa área. Para a criança, isso é importante
porque ajuda ela a perceber que palavras diferentes, por exemplo, podem variar,
quanto ao número e ordem das letras, que é possível identificar semelhanças
sonoras presentes em sílabas e que as vogais aparecem em quase todas as
palavras da nossa língua, dentre outras virtudes.
No exercício 3 da página 22,
que apresenta a estrofe “Café com pão,
bolacha não” o objetivo é mostrar para as crianças o som e a velocidade da
rima que pode ser associada ao ritmo do movimento do trem, exposto na atividade
anterior. Para isso, cante com a criança a estrofe e acelere e diminua o ritmo
da fala. O segundo passo é deixa as crianças brincarem com o alfabeto móvel
para perceber a sequência das letras do alfabeto. Para esta atividade indico
que a criança tenha as letras móveis e tente reproduzir a ordem do alfabeto
exposta na página 23. Os pais podem ajudar falando as letras de acordo com o
desenho do livro. Por exemplo: O de OVELHA, F de FOCA.
O
alfabeto móvel em EVA ajuda a criança na linguagem, se familiarizando com a
comunicação e encorajando a leitura/escrita/fala, na coordenação, ajudando ela
a praticar movimentos de forma efetiva, desenvolvendo bons reflexos, adquirindo
mais equilíbrio e confiança, e na atenção, já que auxilia a crinaça a olhar,
escutar e concentrar-se mais, no que a rodeia, entre outras vantagens.
Para continuar a atividade B
da página 22,
peça a criança que já está com o alfabeto móvel na sequência correta, para
identificar qual a letrinha vem primeiro: C, B ou N?
Na atividade C, a criança deverá identificar as
letrinhas que vem antes e depois das letras C, T, P, V.
E na atividade 4, permita que a criança tente completar
o alfabeto olhando os desenhos e tentando associar a primeira letra dos objetos
com as letras que faltam no alfabeto.
Para encerrar a atividade é fundamental
brincar e cantar com as crianças. Se tiver um bambolê em casa pode usar para
dançar.
Sugestão de cantiga:
Rebola bola
Você diz que dá na bola
Mas na bola você não dá
Rebola pai
Rebola mãe
Rebola filha
Eu também sou da família
Também quero rebolar!
Na página 24, vamos
trabalhar a sequência do alfabeto, mas também o reforço na escrita das letras.
As crianças devem tentar preencher as letras que faltam no trenzinho. Na atividade 6,
a proposta é a criança identificar a letra inicial de cada palavra. Em seguida,
ela deverá tentar colocar na ordem que a letrinha aparece no alfabeto.
Recadinho para os pais: deixe a criança escrever espontaneamente. Se a
sequência não estiver correta, questione a criança, com perguntas como – a letra
O de ovelha vem antes de qual letra? E qual a letrinha vem depois? Enfim, a
correção é mais uma sugestão para a criança perceber o erro do que a afirmação,
a letra correta é A ou Z.
Atividades complementares
Junto
com as atividades foi entregue a ficha
com o nome da escola, do aluno e da professora Gal. É importante revezar as
atividades com a escrita do alfabeto no caderno, com a escrita do nome da
criança e com a escrita do nome da escola.
As
atividades da apostila reforçam a coordenação motora para a criança segurar o
lápis da maneira correta e sem colocar muita força. A outra proposta era
reforçar o som e sequência do alfabeto. As atividades da folha podem ser
coladas no caderno de Português, que tem a turma da Mônica com as letrinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Que bom que você está aqui!