Print Friendly and PDF

25 de nov. de 2020

REFLEXÕES PARA ADULTOS E CRIANÇAS

 


fonte imagem: http://www.moderna.com.br/educatrix/ed7/img/destaque_capa.jpg

Mais exercícios, mais repetição e mais testes podem até resultar em uma nota maior, mas não prepararão o aluno de forma integral e, muito menos, darão conta de desenvolver todas as competências que ele necessita para enfrentar os desafios do século 21. 

Uma das saídas para reconectar o indivíduo ao mundo onde vive passa pelo desenvolvimento de competências socioemocionais. 

Segundo Anita Abed, consultora da Unesco 
(organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura)
 “As competências socioemocionais são habilidades que você pode aprender; são habilidades que você pode praticar; e são habilidades que você pode ensinar. 

A gente está falando de uma mudança de cultura, de compreensão de vida, do que a gente acredita que é o ser humano, o conhecimento, a aprendizagem e de qual é o papel da escola.”

O conhecimento em si deve ser amplamente significativo e prazeroso, algo da ordem socioemocional. A nova visão não implica em deixar de lado o grupo de competências conhecidas como cognitivas (interpretar, refletir, pensar abstratamente, generalizar aprendizados), até porque elas estão relacionadas estreitamente com as socioemocionais. Pesquisas revelam que alunos que têm competências socioemocionais mais desenvolvidas apresentam maior facilidade de aprender os conteúdos acadêmicos.



       FICA A DICA DE LEITURA 






ATÉ A PRÓXIMA!!!







2 comentários:

  1. Luciana, você foi muito feliz ao nos pregar essa refexão tão emergente, oportuna e profunda.

    ResponderExcluir

Olá! Que bom que você está aqui!