Ainda que todas as competências sejam importantes para o desenvolvimento pleno das pessoas, algumas habilidades são ainda mais essenciais em momentos de crise, como essa de pandemia que todo o mundo está vivendo, quando temos que lidar com um quadro de isolamento social, ansiedade, medo de contaminação, adaptação a novas rotinas.
EMPATIA
A vida está em suspensão. O ir e vir está restrito, as fronteiras nacionais estão sendo fechadas, as pessoas estão enfrentando o isolamento domiciliar, os estudantes estão sem aulas. Essa experiência de reclusão e de incerteza afeta nossos pensamentos, comportamentos e emoções.
O que é empatia?
É a capacidade de assumir a perspectiva dos outros e de utilizar habilidades para entender suas necessidades e sentimentos, agindo com generosidade e consideração. De acordo com essa percepção, uma pessoa empática constrói relacionamentos próximos e consegue ajudar, apoiar e dar assistência, tanto material quanto emocional, a outras pessoas; enfim, é ser uma pessoa generosa e de fácil convívio.
Por que empatia é importante?
Quando temos empatia, podemos entender as necessidades e os sentimentos de outras pessoas e oferecer apoio de acordo com o que elas precisam.
Lembre-se: gentileza gera gentileza.
O que fazer?
- O exercício da empatia é um exercício de conexão com o outro. No entanto, para que essa conexão não se torne uma experiência angustiante ou paralisante, é preciso ter compaixão pelo sofrimento do outro, o que gera em nós a motivação para fazer algo concreto e que ajude genuinamente.
- Para crianças, adolescentes e jovens que estão em isolamento, é importante buscar expressar-se com familiares, professores e colegas. Ninguém quer ou gosta de ficar em casa o tempo todo, mas buscando compreender o que está sentindo, conversando sem medo sobre isso com adultos e amigos e agindo com empatia com os outros, será mais fácil passar por esse momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Que bom que você está aqui!