Print Friendly and PDF

3 de ago. de 2020

DE OLHO NAS RESPOSTAS - MATEMÁTICA - PROF. GAL - JULHO 2020 - 4º ANO

Gabarito das atividades de atividades de matemática -  4º Ano

Semana 2 -  Julho de 2020 - Página 12 e  13 – Professora Gal

Matemática - AUTORIDADES Preparatório

A decomposição de números é basicamente a possibilidade de escrever um número de uma forma diferente, podemos decompor números dividindo-os em:

1.    Centenas,

2.    Dezenas e,

3.    Unidades.

Todo número natural, maior que 1, pode ser decomposto num produto de dois ou mais fatores. A decomposição do número 185 é: 1 x 100 + 8 x 10 + 5 x 1.

Valor relativo de um algarismo

Com esses algarismos, podemos representar qualquer quantidade numérica. O valor relativo de um algarismo dependerá da posição em que ele se encontra, ou seja, da sua ordem. Por esse motivo, valor relativo é chamado também de valor posicional.

O valor relativo de um número depende da ordem em que o algarismo se encontra. Por exemplo, o algarismo 9 no número 986 ocupa a 3º ordem, isto é, a casa das centenas, e vale 900, o algarismo 8 ocupa a ordem das dezenas, e  vale 80, e o algarismo 6, ocupa a ordem das unidades e vale 6 .

 

Página 12

 

Atividade 1 – nessa atividade vamos trabalhar a decomposição de números com 4 algarismos, na ordem da unidade de milhar.  Sugestão complementar para os estudantes: escrever por extenso os resultados dos exercícios.

2356 =2000 + 300 + 50 + 6

Dois mil, trezentos e cinquenta e seis

 

Atividade 2 – Nessa atividade a criança deverá registrar a compreensão do valor relativo e absoluto de um número. O número 4 de acordo com a sua posição ele terá um valor relativo.

4825  ----- valor do número –  4000 unidades

924  ----- valor do número –  4 unidades

1247 --- valor do número – 40 unidades

482  ----- valor do número –  400 unidades

Atividade 3 – o aluno deverá adicionar os números respeitando a posição destes. Sugestão para todos: armar a operação no caderno. Escrever o número por extenso no caderno.

a. 1000 + 200 + 50 + 6 = 1256

b. 2000 + 700 + 9 = 2709

c. 3000 + 900 = 3900

d. 5000 + 500 + 50 +5 = 5555

Página 13

Atividade 4 – essa atividade é de verificação da aprendizagem. Com ela o estudante poderá exemplificar que conseguiu compreender o valor posicional dos algarismos, de acordo com a ordem que ocupa (unidade, dezena, centena, unidade de milhar e outros)

a. 9999

b. 9876

c. 1000

d. 1023

e. 6937

f. 7433

Escreva os números por extenso no caderno

Atividade 5 – essa atividade é uma retomada da primeira atividade do livro. Ao brincar com as fichas a criança muda a posição dos algarismos e altera o valor dos números.

Sugestão complementar: escrever os números por extenso e fazer a decomposição do número.

a. 1458, 1485, 4185, 4158, 5418,8145

b. 8541

c. 1458

  

Semana 3 -  Julho de 2020 - Página  14 e  15 – Professora Gal


Nessas atividades vamos representar os números naturais de diferentes maneiras. Vamos identificar as regularidades em sequências numéricas que resultam da adição. Vamos estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica.

Reta numérica é uma reta que representa o conjunto dos números reais (ver mais detalhes em Reta Real). Ela pode estar tanto na horizontal quanto na vertical. No centro da reta fica o zero, que é sua origem. Uma reta numérica é uma reta na qual são marcados e ordenados todos os números reais.

 

Página 14 e Página 15

Atividade 1 – nessa atividade vamos retomar o conceito de valor posicional do número utilizando o ábaco. No ábaco vamos explorar a composição e decomposição dos números da ordem das dezenas de milhar. Além disso, vamos ampliar o trabalho com as sequências numéricas de modo que os estudantes possam descrever as regras de formação e determinar os elementos faltantes nas sequências numéricas.

O objetivo da atividade 1 é apresentar dezena de milhar e reconhecer o número 10.000 – que é uma dezena de milhar.

Resposta: 10.000

Atividade 2

O objetivo dessa atividade é os alunos relacionarem as demais ordens: unidade de milhar, centena, dezena e unidade e, finalmente, compreender o sistema numérico decimal, que se organiza em agrupamentos de 10 em 10.

Resposta:

1 dezena de milhar equivale a 10 unidades de milhar, ou a 100 centenas, ou a 1000 dezenas, ou a 10.000 unidades.



Atividade 3

A reta numérica contribui para o atendimento da ordenação dos números naturais, a sua relação com os pontos na reta. A reta pode ser usada como suporte para descobrir a regra de cada sequência e consequentemente, os elementos faltantes.

Respostas:

a. 13.000 – progressão de 100 em 100.

b. 20.050 – progressão de 10 em 10.

c. 72.338 – progressão de 2 em 2.

d. 31.200 – progressão de 25 em 25.

Página 15


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Que bom que você está aqui!