Como
seria a nossa vida sem os números? Em nosso dia a dia, deparamo-nos com eles em
todos os momentos. Várias informações essenciais para a nossa vida social são
representadas por números: CPF, RG, conta bancária, senhas, número de
telefones, número de nossa residência, preços de produtos, calendário, horas,
entre tantas outras. Não é por acaso que Pitágoras, um grande filósofo e
matemático grego (580-500 A.C), elegeu como lema para a sua escola filosófica
“Tudo é Número”, pois acreditava que o universo era regido pelos números e suas
relações e propriedades. Este domínio envolve, além do conhecimento dos diferentes
conjuntos numéricos, as operações e suas aplicações à resolução de problemas.
As operações aritméticas estão sempre presentes em nossas vidas. Quantos
cálculos fazemos por dia? Quais os tipos de cálculos e desafios matemáticos
solucionamos no cotidiano? Orçamento do lar, cálculos envolvendo nossa conta
bancária, cálculo de juros, porcentagens, divisão do valor da conta em um
restaurante, dentre outros. Essas são algumas das muitas situações com as quais
nos deparamos em nossas vidas e nas quais precisamos realizar operações.
Em
tempos de pandemia, o objetivo das atividades é proporcionar a retomada de
conhecimentos a partir das situações cotidianas. Portanto, na primeira semana
de atividades a proposta é que os estudantes resolvam os exercícios no caderno,
de acordo com as orientações já trabalhados em sala de aula. Para ampliar a
aprendizagem, é fundamental estimular as crianças com novos conhecimentos e
outros portadores de problemas matemáticos. Nesse sentido, podemos citar vários
jogos indicados no cronograma de atividades que oportunizam o desenvolvimento
do raciocínio lógico-matemático nesta faixa etária.
Semana 1 - Julho de 2020
Página 9
As
atividades da página 9 exploram a leitura, a escrita e a composição de números
da ordem das unidades (1) até a unidade de Milhar (1000). Outro ponto de
destaque é o agrupamento de 10 em 10. O material dourado é para apoio visual. O
estudante pode usar os dedos e até mesmo registrar, da sua maneira, a
progressão numérica de 10 em 10.
Respostas
Exercício
1
- a 10 unidades
- b 100 unidades, 10 dezenas
- c 1000 unidades
- d 100 centenas, 10 dezenas
- e . 1 placa de 100, 3 barras de 10, e 7 cubinhos
Página
10
Essa
atividade explora a composição e decomposição dos números utilizando as cédulas do sistema monetário
brasileiro.
Respostas
Exercício 2
- a. 489
- b. 1346
Exercício 3
- a. 1000
reais
- b. 90
cédulas
- c. 5
cédulas
Gabarito das atividades de atividades de
matemática
4º Ano
Página 11
Para
realizar essas atividades o estudante deverá usar a decomposição dos números
por meio de adições e multiplicações por potências de dez.
Respostas
Exercício 4
- a. 345
- b. 1503
- c. 2612
- d. 9807
Exercício 5
- a. 4 X
100 + 3 X 10 + 2 X 1000 + 9 X 1 = 2439
- b. 6518
- c. 9271
- d. 3000
+ 1200 + 60 + 7 = 4267
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Que bom que você está aqui!