Print Friendly and PDF

17 de jul. de 2020

Gabarito das atividades de matemática - 4º ano - Semana 1 - julho 2020



Como seria a nossa vida sem os números? Em nosso dia a dia, deparamo-nos com eles em todos os momentos. Várias informações essenciais para a nossa vida social são representadas por números: CPF, RG, conta bancária, senhas, número de telefones, número de nossa residência, preços de produtos, calendário, horas, entre tantas outras. Não é por acaso que Pitágoras, um grande filósofo e matemático grego (580-500 A.C), elegeu como lema para a sua escola filosófica “Tudo é Número”, pois acreditava que o universo era regido pelos números e suas relações e propriedades. Este domínio envolve, além do conhecimento dos diferentes conjuntos numéricos, as operações e suas aplicações à resolução de problemas. As operações aritméticas estão sempre presentes em nossas vidas. Quantos cálculos fazemos por dia? Quais os tipos de cálculos e desafios matemáticos solucionamos no cotidiano? Orçamento do lar, cálculos envolvendo nossa conta bancária, cálculo de juros, porcentagens, divisão do valor da conta em um restaurante, dentre outros. Essas são algumas das muitas situações com as quais nos deparamos em nossas vidas e nas quais precisamos realizar operações.

Em tempos de pandemia, o objetivo das atividades é proporcionar a retomada de conhecimentos a partir das situações cotidianas. Portanto, na primeira semana de atividades a proposta é que os estudantes resolvam os exercícios no caderno, de acordo com as orientações já trabalhados em sala de aula. Para ampliar a aprendizagem, é fundamental estimular as crianças com novos conhecimentos e outros portadores de problemas matemáticos. Nesse sentido, podemos citar vários jogos indicados no cronograma de atividades que oportunizam o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático nesta faixa etária.

Semana 1 - Julho de 2020
Página 9



As atividades da página 9 exploram a leitura, a escrita e a composição de números da ordem das unidades (1) até a unidade de Milhar (1000). Outro ponto de destaque é o agrupamento de 10 em 10. O material dourado é para apoio visual. O estudante pode usar os dedos e até mesmo registrar, da sua maneira, a progressão numérica de 10 em 10.

Respostas
Exercício 1
  • a    10 unidades
  • b    100 unidades, 10 dezenas
  • c    1000 unidades
  • d    100 centenas, 10 dezenas
  • e  . 1 placa de 100, 3 barras de 10, e 7 cubinhos


Página 10

Essa atividade explora a composição e decomposição dos números  utilizando as cédulas do sistema monetário brasileiro.

Respostas
Exercício 2
  • a.    489
  • b.    1346

Exercício 3
  • a.    1000 reais
  • b.    90 cédulas
  • c.    5 cédulas


Gabarito das atividades de atividades de matemática  
4º Ano 
Página 11
Para realizar essas atividades o estudante deverá usar a decomposição dos números por meio de adições e multiplicações por potências de dez.


Respostas
Exercício 4
  • a.    345
  • b.    1503
  • c.    2612
  • d.    9807

Exercício 5
  • a.    4 X 100 + 3 X 10 + 2 X 1000 + 9 X 1 = 2439
  • b.    6518
  • c.    9271
  • d.    3000 + 1200 + 60 + 7 = 4267



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Que bom que você está aqui!