Professora: Luciana
Atividades para ajudar as crianças no processo de alfabetização:
PRÁTICAS DE LEITURA
- Ler livros infantis com as crianças.
- Ler receitas de bolo (ou outros preparos) junto com os filhos, para que eles separem os ingredientes, observem as medidas e participem da produção do prato.
- Ler trechos de notícia de jornal e comentar sobre o assunto lido.
- Abrir sites voltados a crianças e ler as informações ali presentes.
- Ler a biografia de um cantor que a criança gosta muito.
- Ler junto com a criança as instruções de um jogo para depois jogarem juntos.
- Ler para si mesmos (os adultos) e compartilhar esse comportamento com os filhos, comentando sobre o que estão lendo ou o que diz o livro, por exemplo.
- Observar junto com as crianças as embalagens de produtos e o que está escrito ali.
PRÁTICAS DE ESCRITA
- Se fazer de escriba para a criança: ela dita e a mãe escreve. Podem ser as regras do jogo, uma receita ou um trecho de história que leram juntos. “Essa é considerada uma linguagem escrita da criança em que ela só não está grafando do próprio punho porque não sabe escrever mas vai ditar pensando como se escrevesse”, diz Patrícia Diaz.
- Sugerir que a criança recorte letras de revistas antigas e com elas arme palavras que conhece – seu nome, dos amigos e familiares, por exemplo.
- Sugerir que a criança escreva, da forma que ela conseguir, a lista de compras do supermercado, a lista dos amigos que mais sente saudade, o recado para os avós ou os aniversariantes do mês.
- Criar calendários e sugerir às crianças que preencham com os dias da semana e façam anotações de como estava o tempo, por exemplo.
- Aproveitar o momento de home office e trabalho no computador para sugerir que a criança brinque ao lado, digitando também em um teclado velho ou de papelão.
PRÁTICAS ORAIS
- Pedir que a criança reconte histórias lidas (ou ouvidas), podendo criar uma nova versão para o final da história.
- Usar trechos de histórias conhecidas para brincar de teatro, sugerindo que a criança mude o tom de voz de acordo com o personagem representado.
Fonte: https://cangurunews.com.br/processo-de-alfabetizacao/
institutoneurosaber.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Que bom que você está aqui!